segunda-feira, 11 de maio de 2009

A História da Tatuagem...

Olá gente! Bom, hoje lançarei a seguinte questão: De fato, hoje em dia, todo mundo pode encher a cara de piercings e tatuar todo o corpo, mas de fato, será que grande parte destas pessoas conhecem REALMENTE a história da tatuagem? Como tudo começou? Eu acho que não ok? Mas hoje vou contar para vocês a história da tattoo...

A tatuagem tem origem independente, ou seja, ela foi inventada várias vezes em qualquer pedaçinho do planeta Terra, com variações de propósito ou técnica. Até mesmo Charles Darwin quando escreveu seu livro, afirmou que “do Pólo Norte à Nova Zelândia não havia aborígine que não se tatuasse”.

Há várias teorias de nascimento: Alguns sabedores do assunto dizem que a tatuagem se iniciou com as grandes migrações de humanos e com isto passou de um povo para outro. Na arte pré-histórica encontrou-se vestígios de existência de alguns povos que cobriam o corpo com desenhos. Existe até uma hipótese que, nos primórdios, as marcas involuntárias adquiridas em guerras (por exemplo) geravam orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, porque eram vistas como expressões naturais de força e vitória.

Com isto, o homem passou a ver esta idéia de que marcas na pele seriam sinônimo de diferenciação e status, e passou a se marcar voluntariamente, fazendo seus próprios ferimentos, e com o passar do tempo deu espaço para criar desenhos utilizando tintas vegetais e espinhos que introduzia à pele. A partir disto, diversas culturas começaram a usar pinturas definitivas por motivos espirituais, sempre marcando no corpo acontecimentos importantes, como alguma guerra, morte, reprodução, nascimento.

As múmias representam bem esta história entre o homem e a tatuagem. A múmia mais antiga do mundo (datada 5.300 anos a.C) tinha tatuagens acompanhando a espinha dorsal, cruzes nas coxas e desenhos tribais nas pernas. Uma coisa que eu concordo é que as múmias do sexo feminino que se tatuavam, tinham um efeito para realçar seus encantos.
Os Celtas e Vikings, os dinamarqueses, os normandos e os saxões, também desenvolveram os seus próprios estilos de tatuagem.
Para os Samoanos, o ato de pintar o corpo marcava a passagem da infância para a maioridade.
Na clandestinidade, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com destaque para a cruz. A Idade Média baniu a tatuagem da Europa, com o argumento de que era "coisa do demônio".
No Japão feudal as tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinônimo de criminalidade.
Na América, tanto as tribos indígenas dos Estados Unidos, quanto as civilizações Maias e Astecas, eram praticantes da tatuagem. Eles acreditavam que após a morte, uma divindade aguardava a chegada da alma e exigia ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso.

A tatuagem foi introduzida no Ocidente no século XVIII, com as explorações que colocaram os europeus em contato com as culturas do Pacífico. Nessa época não existiam tatuadores profissionais, mas alguns amadores já estariam a bordo dos navios e em grandes portos. Na segunda metade do século XIX, as tatuagens viraram moda entre a realeza européia.

No final do século XIX, a febre da tatuagem espalhou-se na Inglaterra, por causa da prática dos marinheiros ingleses em se tatuarem. Vários segmentos da sociedade inglesa se tornaram adeptos da arte.

A palavra tatuagem origina-se do inglês tattoo. O pai da palavra "tattoo" foi o capitão James Cook , que escreveu em seu diário a palavra "tattow", uma onomatopéia do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas, no qual batiam com uma espécie de martelinho de madeira para introduzir a tinta na pele. A partir de 1920 a tatuagem foi ficando mais comercial, tornando-se mais popular entre americanos e europeus.

A tatuagem elétrica chegou ao Brasil em junho de 1959, através do dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen", que ficou conhecido como "Lucky Tattoo". A chamada "arte na pele" cada vez mais perde o estigma marginal que costumava caracterizá-la e está nos corpos de pessoas de várias idades e classes sociais.

Então gente, gostaram do post? A história da tattoo é linda, e com isso eu finalizo: Ela já é tão antiga, desde os primórdios, como é que até hoje ainda há discriminação? Pra mim isso é coisa de mente pequena que não pára para ao menos ler sobre a grandiosa história e evolução. Mas, o melhor de tudo isso é que, apesar de toda a discriminação, ainda existe muitas pessoas que pensam ou se dispõem a se tatuarem, inclusive Eu :D

Beijinhos, e se atualizem!!








25 comentários:

  1. Ah eu sempre tive curiosidade sobre, e muita vontade de fazer tatuagem também! Parabéns pelo blog viu? beijos
    Ah como você faz pra colocar essa florzinha e esse laço? ficou tão lindo, quero "enfeitar" o meu também, beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. eu nunca tive vontade de fazer uma tatuagem,não vejo muito sentido,é o mesmo que pegar um ferro quente e me marcar pra provar alguma coisa pra alguem.

    algumas pessoas acham bonito,eu particularmente não sei,não oprimo ninguém em suas escolhas.

    ResponderExcluir
  3. mesmo nao sendo minha area de interesse...
    abordar tatuagem foi interessante!

    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A discriminação vem de pessoas que não sabem o que aquilo quer dizer...
    Cansei de ser olhado de canto de olho só pelo piercing no septo,infelizmente as pessoas(boa parte)julgam só pela aparência e se você é um pouco diferente já é marginal.
    Legal seu post,quer ver um post sobre Pin-Ups ai
    xD

    http://cult-alternativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Poxa, muito legal seu post, e olhe que não costumo ler posts grandes, ams esse foi bem interessante. Não conhecia a história da tatuagem, eu acho bem bonito e concordo que pessoas que acham sinônimo de marginalidade tÊm mente "pequena".

    abração! (Nessa e Tullius)

    ResponderExcluir
  6. eu não tenho vontade de fazer tatoo por casa da discriminação hj em dia pra arrumar serviço ,mais acho lindas!


    quando quiser passar la:http://entradaderaros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana! Eu sou fã de tatuagem apesar de não ter nenhuma ainda...

    vou seguir por aqui!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Num sabia 5% do que ta ai em cima citado.

    acho muito massa tattoo em outras pessoas,

    mas um dia ainda faço uma pra em mim!!!

    Ãbraços!

    ResponderExcluir
  9. Axo que hj a tatuagem está menos descriminada e até passou a ser sinal de modismo e status... tenho a minha pelos meu motivos e deixo a mesma bem escondida, já fiz a besteira de fazer uma tatoo por amor e por aí vaí, Axo uma bela arte e voltarei a ter mais algumas delas.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga avassaladora...
    Gosto de saber origem das coisas, comportamentos etc e tal... Houve momentos em que quis fazer tatuagem mas como sou muito inconstante, imediatemente desistia pois com certeza ficaria enjoada da Tatoo...

    ResponderExcluir
  11. Muito o bom o texto! Já sabia algumas coisas sobre, mas o seu texto complementou bastante.
    Concordo com você sobre o preconceito, acho que pessoas que agem assim não estão preparadas para grandes mudanças e efetivas em suas vidas . =P

    ResponderExcluir
  12. Eita amor, comeco a achar que você leva jeito pra escrever, talento para o jornalismo perdido ???
    :S
    haushaushuahsuahsuhaushushuah

    Sobre tatuagem, você sabe que eu sempre quis fazer uma, mas ultimamente to com o pé atras, porque eu quero fazer visivel, e tenho medo de não me darem trabalho, ainda mais na minha area de saúde que aparencia é tudo, mas coragem e vontade não faltam pra mim XD

    TE AMO MUITO MINHA PRINCESA !
    S2

    ResponderExcluir
  13. Acho que é uma questão de gosto, eu, particularmente não pretendo fazer. Mas como diz o ditado, é cada um com seu cada um.

    em mulheres, só não gosto daquelas gigantescas. Uma pequena passa totalmente despercebida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. acho isso bizarro uma idiotise.

    ResponderExcluir
  15. IdiotiCe é escrever ERRADO!

    HIOAHIOHSIOHIHSIHSHIOAHISOHAIOHSOAIHSAS

    ResponderExcluir
  16. Cara sinceramente admiro muito tatuadores como você que não só aprendem por ai de qualquer jeito mas sim procuram estudra a arte da tatuagem, isso só acaba refletindo no seu trabalho maior qualidade e seus clientes satisfeitos com seu trabalho, parabéns.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  17. olha eu aqui rsrsrsrs
    Olha lá no blog q a Vovó tá falando de vc rs
    bj
    http://administrite.blogspot.com

    NOVIDADE NO AR!!!! POSTADO HJ

    ResponderExcluir
  18. kraca realmente informativo...Foi uma otima surpresa encontrar esse blog.
    Muito bem escrito =D
    Não vejo a hora de encontrar um desenho que signifique muito pra mim e grava-lo na pele por resto da vida.

    Ps. Fico feliz que tenha gostado do meu texto no paginass, espero que volte sempre.
    www.paginass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post! Eu me interessei e li tudinho! hahaha :D
    A história da tatuagem com certeza é linda, tem cultura e não é apenas coisa de marginal como é vulgarmente nominada!
    Adoro tatuagens, mas nao sei se teria coragem de fazer uma... deve doer :x
    ahahaha
    Vou seguir o blog! Adorei, parabens!
    =*

    ResponderExcluir
  20. Muito bonito o blog, bem efeitado, curti o layout personalizado , o fundo parecendo papel de carta, o titulo tambem muito bem feito.

    Muito bom o conteudo, ineterssante saber as pormenores da história da tatuagem.

    Parabens mais uma vez, muito bom, e bonito o espaço.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o blog, sou mais um
    apaixonado por tattoo e body's, continue assim, beijs

    ResponderExcluir
  22. • Putts. GAMEY no Blogger [/FATO*
    Adoorô Tatoo e Piercing. Aiinda naõ tenhô . mas futuramentê ;)

    Obrigado por comentar e seguir o meu blogger. Seja senprê beem viindâ;)

    ResponderExcluir
  23. muito boa sua materia,como tatuador sei o quanto e dificil lutar contra o preconceito das pessoas de mente pequena,ter tatuagem e sinonimo de bandido ou de coisa do kapeta,agora roubar cofres publicos ,desviar dinhero de verbas e legal,mesmo que quem o faz anda de terno e sem tattoo,qta hipocresia reina na terra brasilis

    ResponderExcluir